Autor: Camila de Pádua
O ambiente agitado e animado desde a última segunda-feira, dia 14 de setembro, nas quadras de esportes do Campus I da PUC-Campinas transparecem o clima da fase classificatória dos Jogos Escolares Municipais (JEM), que acontece no local durante esta semana e será encerrada na sexta-feira, dia 18.
Graças a uma parceria entre a universidade e a Secretaria de Educação e Esportes e Lazer, as instalações esportivas estão servindo de palco para o torneio. Além da estrutura física, a PUC-Campinas cedeu cerca de cem alunos do curso de Educação Física para auxiliarem na organização de todo o processo dos jogos.
Para o diretor do curso, Vagner Bergamo, a vivência dos alunos com a prática tem sido muito positiva. “Os Jogos Escolares possibilitam que o aluno aplique o que aprendeu em sala de aula. Não só o lado técnico das modalidades, mas também é uma boa oportunidade para conviver com crianças de diversas regiões da cidade, e isso é fundamental para a formação profissional”, observou Bergamo.
A aluna do 4º ano de Educação Física, Thaís Almeida, foi uma das que participou de todo o processo. “É uma boa oportunidade para colocar em prática o que aprendemos na teoria. Aqui conseguimos ver os imprevistos que acontecem durante um evento e como resolver. Temos também a vivência com os alunos que é muito bom tanto para nós da PUC, como para eles das escolas municipais”.
O diretor Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da PUC, padre Paulo Sérgio Gonçalves, ressaltou que a parceria com o poder público é fundamental. “A realização dos Jogos acentua a relação entre a Administração municipal e a universidade, já que ambas trabalham com a educação. Esse evento movimenta os alunos da educação física, e queremos para o próximo ano, continuar nessa parceria dando a colaboração com mais alunos de outros cursos como pedagogia, serviço social, jornalismo, entre outros”, disse.
A coordenadora do JEM pela Secretaria de Esportes, Cristiane Savi, fez uma primeira avaliação dessa edição. “Pela concentração de atividades em único local, pelo apoio dos alunos da PUC, estamos conseguindo realizar o melhor Jogos Escolares da história. A competição existe sim, mas a vivência do esporte, que é o principal objetivo dos JEM está sendo alcançado”, disse.
Jeferson Hespanhol, da Secretaria de Educação, destacou o papel da comissão organizadora para essa quarta edição. “Tivemos um trabalho em equipe envolvendo as escolas e as secretarias. Isso vem trazendo um resultado muito positivo nessa edição. Nosso desafio para o próximo ano e integrar professores de outras disciplinas para que vivenciem essa experiência com a gente”, afirmou.
Jogos
Cerca de 500 alunos das escolas municipais passam diariamente pelo prédio da Educação Física para participar das competições de atletismo, basquete, futsal, handebol, vôlei, tênis de mesa, damas e xadrez.
E já com os primeiros dias de jogos os campeões vão sendo conhecidos. Na segunda-feira, dia 14 de setembro, foi a vez do vôlei feminino mirim e infantil receber as medalhas. No mirim o primeiro lugar foi para a EMEF Vicente Rao, em segundo a Virgínia Mendes Vasconcellos e em terceiro Humberto de Souza Mello. Na categoria infantil o campeão foi Edson Lima Souto, em segundo Júlio de Mesquita Filho e em terceiro Vírginia Mendes Vasconcellos.
Além disso, os campeões do basquete serão definidos durante essa primeira semana. Já no futsal e handebol os classificados nessa primeira fase avançam para a final que acontece entre os dias 21 e 25 de setembro.
Para conhecer a tabela dos jogos basta acessar o endereço: http://www.campinas.sp.gov.br/esporte/jem2009/
Fonte: Assessoria de Imprensa Sec. Esportes e Lazer de Campinas

0 comentários:
Postar um comentário