Educadores participam do Somos Todos Brasileiros
Autor: Ingrid Vogl. Colaborou Bel Buzzo Alonso
A 7ª edição do “Somos Todos Brasileiros”, que abre a Semana Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, terá a participação de educadores da rede municipal de educação, que além de desenvolverem trabalhos para a inclusão de alunos com deficiência, são referência nacional em educação especial.
Cerca de 900 convites foram distribuídos para coordenadores pedagógicos, supervisores, diretores, vice-diretores, orientadores pedagógicos e professores de educação especial participarem do evento nos dias 20 e 21 de setembro. Atualmente, a rede municipal de educação possui 151 professores de educação especial que atendem mais de 1,2 mil alunos com deficiência. Outras 2,4 mil pessoas com deficiência são usuárias de entidades conveniadas à Secretaria Municipal de Educação.
O evento tem direção geral de Marcos Frota e apoio da Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (Feac) e da Prefeitura, por meio das Secretarias de Cidadania, Assistência e Inclusão Social; Educação e Saúde.
Com a participação especial de artistas e outras personalidades consagradas que simbolizam superação depois de terem sofrido acidentes ou após serem acometidos por alguma enfermidade, “Somos Todos Brasileiros” pretende mobilizar entidades e sensibilizar a opinião pública, provocando comprometimento da sociedade na discussão da inclusão e da diversidade, além de combater o preconceito e evidenciar os direitos, as conquistas e a capacidade de brasileiros com deficiência, discutindo possibilidades de inclusão e acessibilidade na área da educação, da saúde, do trabalho, do lazer e do entretenimento.
A programação é gratuita, destinada a toda a população, especialmente às pessoas com deficiência, seus familiares e instituições públicas e privadas que atuam junto a este segmento social.
Confraternização
A programação do evento “Somos Todos Brasileiros” terá início às 10h30 na tenda da Unicirco, na Lagoa do Taquaral, com a abertura oficial da Semana Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência. Estarão presentes autoridades municipais, estaduais, lideranças de instituições de pessoas com deficiência.
Em seguida, será realizado um concerto com a Orquestra Bachiana Filarmônica de São Paulo e uma palestra com o maestro João Carlos Martins. Às 16h está previsto um espetáculo com elenco artístico, incluindo artistas com deficiência da Universidade Livre do Circo, para pessoas com deficiência e familiares.
Na data em que é comemorado o dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, haverá um evento no auditório da Unicamp, às 14h, com a presença do ministro da secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi e palestra com o velejador e medalhista olímpico, Lars Grael.
Novamente na Unicirco, às 17h, haverá show para pessoas com deficiência e familiares e no encerramento do “Somos Todos Brasileiros”, às 19h, palestra com o músico Hebert Viana e em seguida, show com Paralamas do Sucesso na tenda da Unicirco.
A edição 2009 do “Somos Todos Brasileiros “ é patrocinada pela Petrobras por meio da Lei Rouanet. O evento é realizado pelo Instituto Cultural e Assistencial São Francisco de Assis (Icasfa), com o apoio institucional da Secretaria Especial dos Direitos Humanos e do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), e, ainda, com a participação do elenco artístico da Unicirco.
Criação
O espetáculo “Somos Todos Brasileiros” foi concebido pelo ator Marcos Frota e é realizado pela Unicirco desde 2003. A primeira edição ocorreu no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. No ano seguinte, sob a tenda da Unicirco, o evento foi realizado em Brasília, na Esplanada dos Ministérios. As duas edições contaram com o apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).
Também na tenda da Unicirco, armada no parque temático Hopi Hari em 2005, o espetáculo teve apoio do Governo do Estado de São Paulo e, em 2006 e 2008, “Somos Todos Brasileiros” ocorreu em Minas Gerais, no espaço Funarte e no Palácio das Artes, respectivamente com o apoio do Governo do Estado de Minas Gerais e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.
Com patrocínio da Nestlé, em 2007, o espetáculo abriu o Parapan Rio 2007, no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Desde então, o vídeo institucional do evento é exibido em todas as sessões da Unicirco, emocionando e conscientizando a todos.
Confira a programação:
Domingo - 20 de setembro
10h30- Abertura da Semana Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, com a presença de autoridades municipais e estaduais, além de lideranças de Instituições de amparo, recolhimento e reabilitação
11h - Concerto da Orquestra Bachiana Filarmônica de São Paulo e palestra com o maestro João Carlos Martins
16h - Espetáculo especial com o elenco artístico da Unicirco, incluindo apresentação de artistas com deficiência
Local: Tenda da Unicirco - Lagoa do Taquaral - Portão 5
Segunda-feira - 21 de setembro
14h - Evento em comemoração ao dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, com a presença do ministro Paulo Vannuchi e palestra com o medalhista Olímpico Lars Grael
Local: Auditório 2 do Centro de Convenções da Unicamp
19h -Espetáculo Especial da Unicirco com a participação especial de Hebert Viana com os Paralamas do Sucesso.
Local: Tenda da Unicirco - Lagoa do Taquaral - Portão 5
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Veja Também
-
-
Mudança de páginaHá 14 anos
-
-
0 comentários:
Postar um comentário